Palmeiras ornamentais: veja quais usar para cada tipo de projeto

palmeiras ornamentaisProjetos paisagísticos que envolvam grandes empreendimentos, como a construção de shoppings centers, condomínios de casas ou prédios, condomínios empresariais e outros normalmente exigem a escolha de plantas e palmeiras ornamentais que se adequem ao local e também que possam enriquecer aquele espaço.

São muitas as espécies de palmeira ornamental que podem ser usadas como parte do projeto de paisagismo de um empreendimento de maior porte, como, por exemplo:

  • Rabo-de-raposa
  • Carpentaria
  • Palmeira Fuso
  • Palmeira Imperial
  • Tamareira das Canárias

O ideal é escolher as plantas ornamentais que vão se adaptar melhor ao ambiente, assim como aquelas que estejam mais de acordo com as dimensões do empreendimento. Por exemplo, é comum que em projetos paisagísticos de shopping centers sejam usadas plantas da espécie carpentaria, pois se trata de um exemplar que chega a até 20 metros de altura e possui uma folhagem muito elegante.

Outro fator que influencia a escolha da Carpentaria para este empreendimento está relacionado ao seu metabolismo acelerado e anos de crescimento rápido, atingindo uma altura e folhagem grandes em um período menor de tempo.

Projetos de paisagismo

Alguns tipos de empreendimentos comerciais, como o de salas comerciais, por exemplo, costumam usar espécies como a Tamareira das Canárias. Essa espécie também pode chegar a até 20 metros de altura, mas possui um crescimento mais lento. Durante o crescimento, no entanto, ela mantém um aspecto robusto e bonito, fazendo com que mesmo na juventude seja uma planta diferenciada para esses ambientes.

Por necessitar de sol intenso para se desenvolver, é muito indicada para ambientes externos e com espaço.

A Palmeira Imperial é uma espécie que terá um tronco com diâmetro menor que o da Tamareira, mas pode alcançar até 40 metros de altura, sendo muito usada para projetos paisagísticos de parques e jardins botânicos. Como tem um diâmetro menor e é muito alta, essa Palmeira costuma ser usada para a criação de caminhos, sendo dispostas em fileiras.

Esse uso também é comum para a Palmeira Fuso, está espécie atinge cerca de 4 metros de altura e um diâmetro de 25 centímetros.

Palmeiras

São muitas as espécies de palmeiras ornamentais que podem ser usadas para enriquecer o projeto paisagístico de um empreendimento como shopping, condomínios, salas comerciais, parques e mesmo jardins em casa. Só é necessário que o paisagista analise as características do ambiente e da planta para que ela se desenvolva sem maiores dificuldades.

Esta entrada foi publicada em paisagismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.