Aprenda a cultivar mudas de orquídeas em casa

jardinagem e paisagismoO cultivo de orquídeas é tradicional no Brasil, principalmente com espécies epífitas, ou seja, aquelas que crescem no tronco de outras plantas maiores, sem roubar nenhum tipo de substrato, apenas para fixar as raízes. Além desse fator é comum que as orquídeas sejam multiplicadas pela técnica de separação de rizomas.

As orquídeas, muito usadas em jardinagem e paisagismo, são plantas sensíveis e que exigem um cuidado delicado no trato, assim como na hora de dividir suas mudar para que seja possível multiplicar a espécie.

Cultivo de mudas de orquídeas

Conheça um passo a passo do que fazer para conseguir fazer a separação de rizomas da orquídea e do cultivo correto de mudar para jardim ou para jardinagem em vasos.

Quando separar os rizomas

O indicado é que só ocorra a separação dos rizomas quando a planta possuir aos menos seis pseudobulbos (caules). A nova muda deve ter ao menos três pseudobulbos para que tenha maiores chances de sobreviver ao replante.

O melhor momento para fazer a separação dos rizomas é quando a planta está emitindo novos brotos.

Corte das mudas

Para realizar a separação o ideal é que seja utilizada uma faca, preferencialmente esterilizada no fogo, fazendo a separação das mudas ao cortar os rizomas da planta. Lembre-se que a planta não deve ser dividida em menos de três pseudobulbos.

Replante

O replante da orquídea pode acontecer em um vaso ou jardim, de acordo com o objetivo. As mudas de plantas devem ser replantadas logo se seguida da separação e é importante que os cuidados se mantenham com as duas plantas para que elas tenham mais chances de sobreviver a mudança.

Alguns cuidados básicos para manter a orquídea mais viva e não correr o risco de perder a planta:

  • Irrigação: A orquídea é uma espécie de planta que deve ser bem irrigada, deixando o vaso ou jardim constantemente úmido, no entanto nunca encharcado. Sendo mais fácil matar a orquídea por excesso de água do que por falta.
  • Adubação: O melhor adubo para a orquídea é o líquido, que pode ser encontrado em áreas de jardinagem e paisagismo de supermercados e de lojas especializadas. É possível fazer a adubação utilizando pulverizadores e dê preferência para a parte inferior da planta, onde se localizam os estômatos.
  • Luminosidade: Como é muito sensível, a orquídea deve tomar sol em horário de menor incidência, como antes das 9h da manhã e depois das 16h da tarde. Caso não tome sol, a planta não irá florescer. Caso esteja no tronco de uma árvore, é necessário se atentar se ela está recebendo uma quantidade suficiente de luz solar.
Esta entrada foi publicada em jardinagem, paisagismo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.