Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça projetos que conscientizam

jardinagem e paisagismoNo dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, neste mês, se torna ainda mais essencial o debate em torno das novas práticas que visam proteger e conscientizar sobre o meio ambiente e a sua conservação.

No Brasil são diversas as iniciativas que promovem algum tipo de conscientização ou conservação do meio ambiente, mas ainda assim apenas 2% de toda a biodiversidade do país está protegida. Isso significa que 98% da biodiversidade brasileira corre algum risco.

A Raízes Marambaia destaca a importância desses projetos, tanto de conservação como de conscientização. Entre alguns que merecem destaque estão:

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é um dos pioneiros no Brasil e há 35 anos luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Voltado principalmente para o trabalho com animais marinhos, como as tartarugas, o projeto já alcançou números expressivos de preservação.

Ao longo desses anos de atuação, o projeto expandiu sua atuação, trabalhando com áreas de pesquisa, inclusão social e conscientização, em especial de populações de pescadores, para ensiná-los sobre a importância da preservação ambiental e marítima.

Águas do Cerrado

Já o projeto Águas do Cerrado atinge menos pessoas, cerca de 80 famílias na região do Vale do São Patrício, em Goiás, mas não perde sua importância. Ele tem como objetivo a recuperação de 35 nascentes, sete córregos e um rio na região. O cerrado estende-se por mais de 20% do território nacional e mais de 10 estados e é um dos ecossistemas mais ameaçados que temos.

O projeto ainda realiza atividades voltadas para educação ambiental e já plantou mais de 15 mil mudas de espécies nativas do cerrado. A recuperação dessas regiões com o plantio de mudas nativas é essencial para que esses ecossistemas não percam suas características de origem.

Outras iniciativas

Muitas cidades brasileiras também estão mais comprometidas com projetos de jardinagem e paisagismo que visam aumentar os espaços verdes de áreas urbanas e aumentar a qualidade de vida desses espaços, assim como a diversidade de fauna e flora. O paisagismo se torna, atualmente, um dos principais aliados dos centros urbanos para revitalização e criação de novos espaços como:

  • Parques
  • Praças
  • Jardins

Nossa parte

A Raízes Marambaia também acredita que projetos de jardinagem e paisagismo devem ser mais difundidos para se tornarem mais conhecidos, por isso realiza um projeto educacional que visa ensinar crianças sobre a importância de semear, cultivar e acompanhar o crescimento das plantas. Com a educação socioambiental desde cedo, acreditamos que seja possível aumentar a conscientização em torno do meio ambiente.

Esta entrada foi publicada em jardinagem. Adicione o link permanente aos seus favoritos.