Conheça plantas aromáticas para seu projeto de jardim

Os projetos paisagísticos são escolhidos muitas vezes valorizando os aspectos visuais de um espaço, mas muitos clientes já solicitam aos seus paisagistas que também incluam no projeto, além das plantas ornamentais mais tradicionais, plantas de cheiro, para que haja um aroma agradável no ambiente.

É possível escolher plantas de cheiro para todos os ambientes, seja para jardinagem em vasos, espaços internos, jardim e outros. O importante será considerar quais são as condições climáticas de onde a planta será inserida, pois muitas vezes serão necessários cuidados mais específicos como adubação constante, irrigação automatizada, podas e outros.

Projetos de jardim

Algumas plantas de cheiro são mais indicadas para determinados espaços devido as suas necessidades específicas de clima e manutenção. Confira algumas plantas ornamentais indicadas para jardins:

  • Lavanda:

lavandaLocais com alta incidência de sol e ventos são mais difíceis de projetar devido ao fato de poucas plantas resistirem nessas condições. No entanto, somando-se a uma manutenção mais intensa é possível manter espaços com essas condições sempre floridos. Uma opção é a lavanda, acompanhada de outras plantas de cheiro como alecrins e gardênias, no entanto, serão necessários alguns cuidados extras, como: irrigação automatizada, podas frequentes e adubação.

  • Jasmim:

jasmimO jasmim é uma espécie de porte médio, que não é nem muito volumosa ou alta e pode ser usada em projetos de paisagismo de terraços ou jardins de inverno, por exemplo. Essa planta aromática exala um aroma agradável ao ambiente e exige cuidados como adubo mineral e irrigação frequente. É possível optar por sistema de irrigação automatizado ou se comprometer com a rega frequente.

  • Clerodendro:

clerodendroUma opção para áreas de passagens é o clerodendro, no inverno essas plantas ficam com as pontas dos seus ramos com inflorescências branco-rosadas, exalando um perfume único. Essas plantas precisam de sol pleno para se desenvolverem, o que as tornam boas opções para passagens ou jardins abertos, além de projetos de jardins mais espaçosos. Elas ainda são resistentes ao frio moderado e áreas com maior umidade.

As plantas ornamentais, principalmente as aromáticas, são opção delicadas e possíveis para todos os ambientes, sendo necessário apenas que o projeto e a escolha das espécies respeitem as características climáticas do local para que o jardim tenha uma alta durabilidade.

Esta entrada foi publicada em plantas ornamentais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.