Conheça a versatilidade da palmeira areca para jardins e vasos

palmeira ornamentalA Dypsis lutescens, nome científico para a popular palmeira areca, é uma das palmeiras ornamentais com mais versatilidade de usos, combinando com uso interno em vasos, jardins de inverno, jardins comuns e áreas vastamente abertas, como parques e praças.

Também conhecida como areca-bambu, essa espécie apresenta um crescimento mais rápido do que outras palmeiras e pode ser cultivada com dois tipos de poda:

  • Porte arbustivo: Muitos caules, atinge até 3 metros;
  • Porte arbóreo: Poucos caules, atinge até 9 metros.

O natural é que a planta tenha um porte arbustivo, sendo que, quando desejado que ela adquira o porte arbóreo seja feita a poda dos estipes excedes na base da planta.

Essa espécie de palmeira é muito utilizada em projetos paisagísticos tropicais, seja com o uso isolado, em grupos e fileiras ou para a jardinagem em vasos.

Cultivo da palmeira areca

Alguns cuidados no cultivo da palmeira ornamental podem fazer com que a planta cresça mais e com folhas mais bonitas. O sol pleno, por exemplo, faz com que a planta se desenvolva mais e fique mais alta, no entanto, pode deixar as folhas amareladas e as pontas com aspecto queimado.

Em um ambiente a meio sombra ou com luz difusa, as plantas se mantém mais vistosas e bonitas, apesar de apresentarem um crescimento mais lento nesses casos. É possível ainda que, após meses em um ambiente interno, a planta seja posta para banhos de sol por um período de tempo.

O cultivo da palmeira areca deve respeitar as especificações de luz, com pleno sol, meia luz ou luz difusa e também as qualidades do solo, sendo ele:

  • Fértil;
  • Leve;
  • Drenável;
  • Enriquecido com matéria orgânica;
  • Irrigado regularmente.

É importante seguir as indicações de adubações para que a palmeira ornamental se desenvolva adequadamente, sendo as melhores estações a primeira, verão e outono.

Benefícios da palmeira ornamental

A palmeira areca ainda possui propriedades que fazem com que ela seja uma das espécies que mais trazem benefícios para melhorar o ar do ambiente. A palmeira ajuda a absorver gases tóxicos e manter a umidade do ar, além de que, pode ser usada, inclusive, em ambientes recém-pintados para tirar o cheiro forte.

Esta entrada foi publicada em Palmeira ornamental e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.