Conheça as diferenças entre paisagismo e jardinagem

plantas ornamentaisUm curso de jardinagem ou o curso de paisagismo são ótimas escolhas para pessoas que desejam fazer um curso profissionalizante e entrar no mercado de trabalho, mas ainda estão em dúvida quanto à área em que desejam atuar. Mesmo que ambos exijam interesse pela natureza e pelo planejamento de ambientes verdes, jardinagem e paisagismo são áreas diferentes.

Além de ser uma alternativa para a vida profissional, ambos os cursos podem ser feitos como um hobby ou para que você aprenda a cuidar do seu próprio jardim em casa.

Jardinagem

Na jardinagem o aluno irá aprender a formar, manter e reformar pequenos jardins e vasos, adquirindo conhecimentos sobre fisiologia e classificação das plantas, solo e condições ambientais.

Com o curso de jardinagem será possível desenvolver técnicas adequadas de plantio, poda e trato das plantas, conhecer diferentes mudas de plantas e aprender a orientar sobre a manutenção dos espaços verdes.

Após o curso o aluno estará preparado para oferecer serviços de criar, reformar e fazer a manutenção de jardins e vasos, além de poder usar seus conhecimentos para cuidar de um jardim próprio. Com os conhecimentos básicos oferecidos, será possível identificar quais plantas são mais indicadas para certos ambientes, para que elas possam se adaptar e continuar florindo.

Paisagismo

No curso de paisagismo o aluno terá o conhecimento um pouco mais aprofundado sobre as plantas e seus ambientes. Ele irá aprender os principais conceitos do paisagismo, como fazer um projeto paisagístico e implantá-lo, quais são os estilos de jardins e como melhor utilizar plantas ornamentais, suculentas, trepadeiras, entre outros.

O aluno que se formar em um curso profissionalizante de paisagismo terá condições de oferecer serviços como planejamento de ambientes, projetos paisagísticos e outros, como a manutenção desses espaços e de jardins. O mercado de trabalho para este setor está mais aquecido levando em conta que as áreas verdes têm sido mais valorizadas como fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

O paisagismo irá envolver uma série de técnicas para potencializar as funcionalidades do ambiente, usando espaços verdes, plantas ornamentais, pedras e mesmo itens decorativos, como fontes, cadeiras, redes, esculturas e outros. Tais fatores exigem que o paisagista seja um profissional qualificado para entender as necessidades do ambiente, mas também criativo e com bom gosto.

Público

Ambos os cursos podem ser feitos por pessoas que se interessem pelo meio ambiente e por conhecê-lo melhor, usando os conhecimentos para prestar serviços ou mesmo cuidar de um espaço agradável em casa.

O foco também pode ser mais profissional, neste caso sendo indicado para arquitetos ou estudantes de arquitetura, profissionais de jardinagem e floriculturas.

Esta entrada foi publicada em jardinagem, paisagismo, plantas ornamentais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.