Jardim Vertical: Traga o verde para dentro da sua casa

plantas ornamentaisVocê sabe o que é um Jardim Vertical? Nessa técnica de paisagismo, as plantas são cultivadas em paredes e muros, entre outros. O jardim vertical pode se referir tanto a um conjunto de vasos como a um grande “mural” verde, mas quadros, por exemplo, também são excelentes opções para se criar um espaço para a natureza. O importante é ter um ambiente que seja propício ao crescimento de cada uma das plantas.

Vantagens

Os jardins verticais trazem muitos benefícios para o ambiente. O verde traz vida às casas, dá um toque aconchegante, íntimo e deixa o lugar mais bonito. Além da estética, ele também oferece vantagens para a saúde e bem-estar dos moradores. As plantas funcionam como um isolante térmico e acústico, já que combatem as ilhas de calor das cidades grandes, como  São Paulo, além de amenizam os ruídos externos. Os jardins purificam, limpam e melhoram a qualidade do ar.

Plantas ornamentais e cuidados

Para que o jardim vertical fique impecável é fundamental escolher o tipo certo de plantas ornamentais para o ambiente disponível. A disponibilidade de água, quantidade de sol, frequência de irrigação e incidência de vento são pontos essenciais que dão forma ao jardim e que você deve considerar antes de criar o seu.

A russélia e hera-inglesa necessitam de sol pleno, então devem estar bem posicionadas para vigorar. As que se acomodam muito bem aos ambientes sombreados (internos ou externos) são, por exemplo, as samambaias e as vriésias. Se você pretende criar um jardim harmonioso, intenso e vivo, também é possível escolher os tipos de planta de acordo com a cor. Os verdes aparecem com os crótons e o lamabari-roxo, a ripsális e a peperômia destacam as folhagens e os tons rosados podem ser cultivados com a tilândsia-azul e a maria-sem-vergonha.

Post colaborativo Lopes Consultoria de Imóveis

Esta entrada foi publicada em jardinagem, paisagismo, plantas ornamentais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.