Projeto de paisagismo para prédios valoriza o ambiente

plantas ornamentaisUm projeto paisagístico tem início com o planejamento da obra e os conceitos usados na construção, principalmente no caso de prédios, tanto residenciais como corporativos. É preciso que haja equilíbrio entre a área verde e o espaço construído para que o ambiente se mantenha harmônico.

A questão paisagística ainda não é tão valorizada durante o processo de construção desses empreendimentos, no entanto, ela é essencial para valorizar o espaço e também deixá-lo mais sustentável e natural, principalmente em um momento onde projetos ambientais estão sendo mais importantes devido as questões climáticas e investimentos em bem-estar.

O projeto

Considerando o conceito do empreendimento, um paisagista terá condições de analisar sobre as melhores opções de plantas para aquele espaço, normalmente fazendo combinações interessantes entre plantas ornamentais, plantas de pequeno e médio porte e algumas maiores, como a palmeira imperial.

Algumas questões são importantes de serem conversadas entre o paisagista e o contratante:

  • O espaço para passagem de pessoas e veículos e também o respeito a calçada
  • A iluminação presente no projeto
  • Se haverá um sistema de irrigação automático ou não

Esses fatores devem ser analisados com atenção, pois influenciam muito o resultado do projeto e também são importantes para não ter problemas posteriores, como com ocupar o espaço da calçada, o que pode resultar em uma multa e a necessidade de rever o planejamento. A iluminação irá influenciar os gastos futuros com energia elétrica e mesmo segurança dos passantes.

Tipos de plantas

O diferencial dos prédios é que com um espaço maior é possível variar mais os tipos de plantas e arriscar com plantas de porte maior em contraste com flores ornamentais. Unindo uma diversidade de forração, plantas rasteiras e também arbustos, que não vão aparecer isoladamente, mas em conjunto para compor um cenário, como ao longo da lateral de uma parede.

Uma opção são os jardins verticais, que podem compor um ambiente interno, como o hall de entrada do prédio ou mesmo no espaço externo, com diferentes opções de plantas e técnicas, como o Green Wall, oferecendo ao ambiente o estilo que mais combina com a proposta.

A escolha das plantas deve levar em conta também fatores como a disponibilidade de vento e sol no lugar, o clima, a frequência que aquele jardim será regado. Lembrando que o projeto de paisagismo não diz respeito apenas as plantas que irão compor o espaço, mas também ao planejamento do ambiente, suas funcionalidades e o conceito local.

Esta entrada foi publicada em paisagismo, plantas ornamentais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.