Conheça como é feito o transplante de uma palmeira imperial

palmeira imperialUma palmeira imperial no jardim de casa é o desejo de muitos amantes do paisagismo que veem essa planta como uma das mais sofisticadas para compor esses ambientes. A palmeira é centenária e usada em abundância na jardinagem, no entanto, muitas pessoas desejam ter uma planta mais velha. São muitos os fatores que levam a essa escolha:

  • Mudas muito novas são mais sensíveis e difíceis de cuidar
  • O risco de perder a muda nova é mais alto
  • O solo deve ser preparado especialmente para permitir o desenvolvimento
  • A rega deve ter uma frequência alta

Além destes, podemos pensar em outros fatores que tornam a aquisição de uma muda muito nova um investimento de risco. Com isso tem se tornado mais frequente que viveiros comercializem palmeiras jovens, mas mais resistentes, com cerca de 1,5 metro até 2 metros, em média. Neste processo, no entanto, precisa ser considerado um novo fator, o transplante de muda.

Transplante de palmeiras

O transplante de palmeira imperial tem se tornado mais comum, inclusive pelo setor público, para não perder uma planta devido uma construção ou novo empreendimento. Uma palmeira adulta, além de ser muito valiosa financeiramente, demorou décadas para se formar, e portanto, não deve ser banalmente sacrificada.

Existe uma série de cuidados que devem ser tomados, com meses antes do transplante, para que não haja riscos para a vida da planta. Entre eles estão:

  • Escolher a muda – É necessário avaliar tamanho, ramagem e copa para se certificar que a muda irá suportar o transporte.
  • Escolher a época – A melhor época é no período de chuvas, o que varia de acordo com a região.
  • Preparar a mudar com a sangria – Consiste em cavar um fosso ao redor da muda a ser transplantada com meses de antecedência, considerando diâmetro e profundidade de acordo com o porte da muda.
  • Cortar as raízes – Deverão ser cortadas as raízes, reduzindo sua área. Atenção para equipamento e procedimento realizados.
  • Colocar substrato – Adicionar substrato solto e leve em torno da planta para que ela se mantenha nutrida e regar com abundância todos os dias que não chover.

O transporte

Para tirar a muda para o transporte serão necessários os equipamentos corretos. O torrão da muda deve ser envolto por sacos de algodão, aniagem ou outro material biodegradável, preso por cordas, o que irá impedir que ele se desmanche.

Caso a distância a ser percorrida seja muito longa (normalmente feita em um caminhão) este material deve ser umedecido para manter as raízes vivas. Dependendo do tamanho da palmeira imperial transportada deve existir a preocupação com licença ambiental para manejo da muda, licença de transporte, aviso ao departamento de trânsito e equipamentos propícios para o transporte.

Esta entrada foi publicada em jardinagem, paisagismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.